4.11.16

bolo de chocolate com geleia


Eu disse que tinha dado um tempo com redes sociais, é verdade. Bom, sair do facebook foi a melhor decisão da vida, quantos acontecimentos políticos nos últimos meses e não li um único textão, nem uma única opinião estapafúrdia, ou um meme sem graça? Só sossego. Do instagram sou mais refratária para sair. Posto bem menos fotos lá, o que é ótimo, mas o instagram me ajuda a acordar pela manhã! Eu rolo um pouco na cama, quando acho que vou dormir aqueles famosos cinco minutinhos, eu cato o celular ao lado da cama e fico zapeando o site, às vezes leio jornal, só que a cabeça ainda não acordou direito e não consigo me concentrar, por isso o IG é perfeito para os primeiros momentos do dia. Às vezes encontro algo que realmente me faz levantar e ir direto para a cozinha ligar o forno enquanto preparo o café, tipo: este bolo. É tão fácil de fazer, tão delicioso que preparei duas vezes na mesma semana, porque rende um bolo pequeno e porque todo mundo em casa gostou. Receita do blog Dessert for Two.

bolo de chocolate com geleia
4 colheres (sopa) manteiga
56g chocolate meio-amargo, picado
½ xícara de geleia de morango (ou outra da sua preferência)
¼ xícara + 1 colher (sopa) açúcar
1 ovo grande
¼ xícara + 2 colheres (sopa) farinha de trigo
½ colher (chá) fermento em pó
pitada de sal

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte e enfarinhe as laterais de uma forma quadrada de 15cm, e forre o fundo com papel manteiga. Em uma tigela grande derreta o chocolate no microondas, junte a manteiga e misture até derreter - se precisar coloque mais uns segundos no microondas para ajudar a derreter. Coloque a geleia, açúcar e ovo na tigela e misture bem. Por fim junte a farinha, fermento e sal, mexa novamente e coloque na forma preparada. Leve ao forno por 30 minutos, ou até um palito sair seco. Deixe esfriar bem antes de desenformar, o bolo é bem úmido e por isso pode quebrar, ou grudar no fundo da forma.