13.10.11

bolo de amêndoas e frutas vermelhas


Na terça-feira marido me viu tirando a manteiga da geladeira e perguntou o que ia ser, respondi: hoje vai ter bolo! Em seguida ele indagou se era para uma ocasião especial, titubiei antes de responder, e falei que sim, era uma ocasião especial: aniversário do meu pai. Logo me lembrei desse lindo post da Sandra, que me deixa com um nó na garganta cada vez que leio, e decidi que sim, meu pai merece um bolo em sua homenagem todo dia onze de outubro. No ano passado, essa data também significava um mês da sua morte, estava tudo tão confuso e difícil, e não consegui pensar em nada. Mas esse ano, apesar da saudade e por causa da saudade, quis fazer algo como homenagem.
Talvez meu pai preferiria um bolo de cenoura (seu preferido), ou o pudim de leite da minha mãe, mas acho que ele ia gostar bastante desse bolinho igualmente simples e bonito. Receita coisinha de nada adaptada daqui.

80g manteiga, temperatura ambiente
110g açúcar
2 ovos
½ colher (chá) baunilha
150g farinha de trigo
1 colher (chá) fermento em pó
110g amêndoas sem pele, moída
3 colheres (sopa) amaretto
150g framboesa
100g mirtilo
1 colher (chá) açúcar
¼ colher (chá) canela em pó
açúcar de confeiteiro



Pré-aqueça o forno a 180ºC, unte as laterais e polvilhe farinha numa forma redonda de 20cm*, unte e forre o fundo com papel manteiga, reserve. Na batedeira coloque manteiga + açúcar e bata até ficar um creme claro e fofo. Adicione os ovos, um a um, batendo bem após cada adição, em seguida coloque a baunilha. Peneire a farinha e fermento, misture a amêndoa. Coloque aos poucos a mistura na batedeira, até ficar homogêneo. Por fim, coloque o amaretto, bata somente até incorporar. Coloque a massa na forma preparada, alise bem e disponha as frutinhas. Polvilhe o açúcar e a canela, leve ao forno até ficar dourado e um palito sair seco quando inserido no centro da forma. Deixe esfriar bem, desenforme e polvilhe açúcar de confeiteiro.
*Na receita original a forma usada é de 23cm, coloquei numa menor e a massa se acomodou bem, porém, coloquei bem menos frutinhas.