9.8.11

pão de leite


Eu não sou muito coerente com pães, há épocas que nem lembro da existência deles, e passo bons meses sem  morder um pãozinho. Outras épocas eu compro de monte, bem mais que o necessário, porque eu quero comer pão em todas as refeições. E também há momentos que eu só quero pães caseiros, mais densos, mais saborosos e infelizmente mais perecíveis - não dá pra ter tudo nessa vida. Marido adora pão de leite, eu não ligava muito e aí passei a comer junto, peguei gosto, e resolvi tentar alguma versão caseira para alternar entre os pães branco e integral que sempre faço. Amei esta receita, a massa é bem leve para sovar e depois de assado desmancha na hora de partir. Mais um pão para a lista! Receita daqui.

250ml leite morno
3 colheres (sopa) açúcar
7g fermento biológico seco
2 colheres (sopa) manteiga, derretida
1 ovo
½ colher (sopa) sal
500g farinha de trigo (quantidade aproximada)
1 gema, para pincelar

Numa tigela grade misture o leite, açúcar e fermento. Em seguida adicione a manteiga, ovo e sal, misture novamente. Aos poucos coloque a farinha de trigo, até desgrudar das mãos, mas não coloque em excesso pois o pão ficará duro. Despeje a massa numa superfície enfarihada e sove a massa por uns 10min. Coloque a massa de volta na tigela, cubra e coloque num lugar morno e sem vento (eu deixo dentro do microondas) por 1h, ou até dobrar de tamanho. Coloque a massa novamente na superfície enfarinhada e retire o ar da massa. Abra a massa formando um retângulo e em seguida enrole feito um rocambole, coloque numa forma untada com manteiga (usei uma forma de bolo inglês de 23cm) e volte para o lugar morno por mais 30min. Neste tempo, pré-aqueça o forno a 220C. Pincele com a gema o topo da massa e leve ao forno por 40min, ou até ficar dourado. Deixe esfriar completamente antes de embalar.